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JOGOU COMO NUNCA, PERDEU COMO SEMPRE

 

Esta é uma daquelas frases que me faz pensar muito. Neste ano vi muita agitação no mercado. Não vi ninguém ficar parado, pois se parou, ficou para trás e perdi de vista. Entretanto, isso não significou que vi muito resultado dessa agitação toda. Mas, para alguns poucos que acompanhei de perto, vi que jogaram como nunca e venceram. Aprenderam a vencer nestas condições e começaram a achar mais fácil fazer isso. Novos indicadores foram sendo criados, novas abordagens, novas estratégias e novas formas de se pensar uma oferta. Enfim, o processo mudou para se ajustar a nova necessidade e novos primeiros colocados surgem. As coisas vão se acomodar, mas o processo novo permanecerá. Se você quiser reduzir um pouco a turbulência, terá de assumir este novo processo. Ouça a nova música que o mercado está tocando.

Para isso, a primeira coisa é segurar esta agitação toda, refletir sobre o ano e reorganizar os esforços. Não há necessidade de disparar muitas ações. Para o próximo período, escolha três que irá fazer com consistência e repetir sempre durante o ano. Aquelas três ações que você faz bem, dispõe dos recursos para sustentar, que dão resultado para todos envolvidos e que você deseja ficar reconhecido. Isso é foco estratégico.

segunda coisa é você conseguir organizar a sua gestão. Vicente Falconi, famoso consultor de processos de qualidade, já dizia: “onde não há metas, não há gestão”. Quais as metas de sua empresa? Não pode ser somente vender. Isso é muito superficial e genérico. Pense que cada profissional da empresa deve ter as suas metas e que você deve organizar este conjunto de desafios para que, no final, vocês vendam mais, tenham resultado e aumentem sua participação de mercado. Chega de brigar apenas por pares / dia e abaixo disso manter um mar de agitação estressante e sem alinhamento, onde ninguém é feliz e ninguém fica.

Sua marca terá o tamanho que sua gestão conseguir organizar, pensar, planejar e executar com maestria. Se você diminuiu ou passa por dificuldades, a culpa é da sua gestão. Se o mercado diminuiu 30%, ainda restam 70% para brigar. Você acha mesmo que todas as marcas caíram 30% igualzinho, mantendo a mesma proporção? Se você caiu, como muitas com gestão fraca, outras poucas ganharam o seu espaço. As lojas não diminuíram 30% o seu espaço físico e o que mais elas precisam é vender.

terceira dica é você aproximar toda a sua empresa do mercado e insistir em um treinamento continuado para todos melhorarem suas competências. Há quanto tempo que você não vai a campo, conversa com os clientes, analisa a concorrência? E o seu pessoal do marketing? E o seu pessoal criativo? Viaja no Brasil ou vai só para fora? Todas as áreas tem que sentir o cheiro da rua, andar nas pedras que os clientes andam e viver um pouco de sua cultura. Isso gera a liga de uma gestão forte.

Mude começando pelo o que você pensa sobre você mesmo, seus potenciais e a empresa que você trabalha. W.C.Fields dizia que “o importante não é como os outros o chamam, mas sim os nomes a que você responde”. Não se importe com rótulos, foque no seu caminho. Se você estiver indo bem, talvez muitos apontem o dedo para você. Talvez o chamem de louco, ladrão ou cara de poucos amigos. Não perca tempo respondendo. Ao final, os dedos baixarão e você responderá por um grande sucesso. Neste momento, outros dirão: “Estes são profissionais”. Dai você responde, com um leve aceno de cabeça e um sorriso no rosto, enquanto bate a poeira do trabalho pesado e segue adiante.

E adote um bom hábito para o próximo ano. Você costuma dizer não muitas vezes, para muitas coisas? As pessoas costumam andar pela vida dizendo não, não, não, não. Assim, nada de novo acontece, o potencial é interrompido, você não se expõem e a oportunidade não lhe vê como alvo. Comece a dizer sim e avalie o que acontece. Talvez em alguma bifurcação desta vida você possa escolher o outro caminho, e isso poderá fazer toda a diferença.

 


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